sábado, 12 de julho de 2008

Corrida maluca


Não se trata do cultuado desenho com os grandes ases do volante Dick Vigarista, Penélope Charmosa, Peter Perfeito, Irmãos Rocha e outros. Mas da caça interminável pelo melhor tempo de volta para os 22,8 km do circuito Nordschleife, em Nürburgring, para carros de série. A desafiadora pista alemã, com 73 curvas, é o local preferido pela maioria das montadoras de todo o mundo para testar seus carros de alto desempenho antes do lançamento. Afinal, se um carro consegue se comportar bem no "Ring", vai conseguir em qualquer lugar.
E neste ano, o lançamento de dois supercarros acirrou essa disputa. Primeiro foi o Nissan GT-R (já avaliado pelo JC) que, com seu V6 3.8 biturbo de 485 cv, completou o traçado em 7min29s, atingindo o topo da tabela (exceção feita ao artesanal Pagani Zonda F, que fez 7min27 em novmebro). De modo relativamente tranqüilo, dado o equilíbrio do carro, que tem tração integral, entre outros recursos. A Nissan, claro, colocou o vídeo à disposição.
Mordida, a Chevrolet apelou para a força bruta... e ganhou! Com 7min26s4, o Corvette ZR1 superou tanto o "Godzilla" como o Zonda. Mas para isso, foi preciso utilizar todos os 647 eqüinos de seu monstruoso V8 de 7,0 litros. E, para se gabar, a GM também divulgou a gravação da volta voadora. É impressionante ver como o piloto briga para controlar a fúria do carro - despejada à moda antiga, nas rodas traseiras -, andando sempre no fio da navalha. Uma aula de pilotagem.

Nenhum comentário: